domingo, 14 de novembro de 2010

DIET VERSUS LIGHT: FIQUE DE OLHO NOS RÓTULOS

Foto de RODOLFO BARRETO
DIET
O produto DIET é o alimento que sofreu substituição ou retirada total de um ou mais componentes. Estes alimentos são destinados para populações específicas que apresentam condições fisiológicas especiais e/ou algum tipo de doença. Por exemplo, podemos citar uma geléia dietética isenta de sacarose (açúcar refinado), ou um chocolate diet que teve o açúcar substituído por determinado adoçante. Dentro desta mesma classificação, podemos encontrar outros produtos que tiveram a substituição ou retirada total de outros componentes como o sal, colesterol, gorduras, proteínas, glúten, entre outros. Por isso, um alimento diet não significa necessariamente que tenha menos caloria. É importante observar que produtos que apresentam nos rótulos a indicação de diet, também podem ser encontrados com as seguintes descrições: “não contém”, “livre”, “zero”, “sem”, “isento de algum nutriente ou ingrediente”.

LIGHT
O produto LIGHT é o alimento que apresenta redução mínima de 25% do teor calórico ou de determinado nutriente, quando comparado com o alimento convencional. Por exemplo, um iogurte com redução de 30% de gordura, é considerado um produto light.
O alimento light não é necessariamente indicado para pessoas portadores de alguma doença, e sim recomendado para aquelas que desejam perder peso. Sendo assim, consequentemente com a redução de algum componente, como açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol, sódio, entre outros, poderá haver uma diminuição calórica no produto. Por isso é importante observar atentamente no rótulo do produto light, qual foi o tipo de nutriente reduzido e compará-lo com a tabela nutricional convencional. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que regulamenta a legislação destes produtos, determinou a inclusão das duas tabelas nutricionais lado a lado na embalagem do produto para que possam ser comparadas pelos consumidores. Porém é necessário evitar o excesso destes produtos, pois quando consumidos exageradamente, também pode engordar.

Veja a seguir, alguns exemplos de situações em que pessoas portadoras de determinadas doenças, devem verificar a presença daquele ingrediente ou nutriente que não deve ser consumido ou que pode ser consumido em quantidades reduzidas.


Diabetes Melitus
Pacientes diabéticos devem prestar atenção aos alimentos com açúcares em sua composição, sendo ele diet ou light. É importante lembrar que alimentos isentos de açúcares podem conter outros tipos de carboidratos (frutose, glicose, sacarose) e que nem sempre são de baixa caloria, como é o caso do chocolate diet que contém adoçante no lugar do açúcar, mas a quantidade de gordura é bastante elevada. Os produtos destinados a diabéticos devem conter a seguinte advertência: “Diabéticos”: contém glicose/frutose/sacarose.

Pressão Alta
Pacientes hipertensos que necessitam diminuir a quantidade de sal da dieta, devem prestar atenção ao conteúdo de sódio descrito na informação nutricional dos rótulos. Estes produtos apresentam baixo ou reduzido teor em sódio. No caso do uso de adoçantes, devem ser evitados os produtos que contém sacarina e ciclamato de sódio.

Colesterol Alto
Pacientes com elevadas taxas de colesterol, devem escolher os alimentos baseados no conteúdo de gorduras totais, gordura saturada e trans. Neste caso, a ANVISA propõe que um alimento que teve a gordura retirada do produto (diet), somente pode conter 0,5 gramas de gordura em 100 gramas do produto. Para os produtos com baixo teor de colesterol (light), o produto pode conter no máximo 20 mg de colesterol em sólidos e 10mg em líquidos, para 100 gramas ou 100 ml do produto. As porções indicadas nos rótulos dos alimentos são determinadas com base em uma dieta de 2000 kcal, considerando uma alimentação saudável. A tabela nutricional é calculada com a quantidade de 100 gramas do alimento e é utilizado a regra de três para calcular a porção do produto.

Triglicérides Alto
Pessoas com índices elevados de triglicérides devem ficar bastante atentos aos produtos que contenham gorduras na sua composição. Os produtos rotulados como light, tem bem menos gordura que o original, mas ainda assim contém gordura, como é o caso do requeijão light.

Doença Celíaca (Alergia ao glúten)
Celíacos devem prestar atenção a lista de ingredientes de alimentos que contém em sua composição trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. No rótulo desses alimentos, deve conter a advertência: “Contém Glúten”. Sendo assim, em alimentos isentos (diet) de glúten, deverá constar no rótulo: “Não contém glúten.
Lembre-se que é muito importante estar atento ao rótulo dos alimentos e verificar a lista dos ingredientes. Os produtos diet e light foram desenvolvidos para pessoas que necessitam de uma dieta alimentar específica, auxiliando na dietoterapia.  Por isso, para poupar o seu bolso e manter sua saúde em dia, utilize com moderação estes alimentos e dê preferência principalmente a alimentos naturais e preparações caseiras. Sempre que necessário, procure um Nutricionista para esclarecer suas dúvidas, ou siga a recomendação de seu médico.


Artigo publicado na coluna de Nutrição do Jornal Granja News 2010 - Edição Nº 12