sexta-feira, 22 de julho de 2011

SOBRE O "LEITE" DE SOJA VERSUS LEITE DE VACA

O correto não é leite de soja e sim extrato de soja. Ele não é substituto do leite de vaca e sim um complemento na alimentação. A soja é um tipo de leguminosa e o leite e um produto de origem animal que contém quantidades boas de cálcio e proteína. O cálcio de origem animal tem melhor biodisponibilidade, ou seja, é melhor absorvido pelo corpo humano. Diariamente o corpo precisa de três porções de leites ou substitutos como iogurtes, queijos, coalhadas, etc. Para prevenir que o corpo retire cálcio dos ossos como fonte, consuma diariamente 1 copo de leite desnatado, 1 iogurte desnatado e 1 fatia média de queijo branco. Assim você estará prevenindo o enfraquecimento dos ossos e uma possível osteoporose.

Assista o link para complementações: http://bit.ly/nEes7L

DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL


O QUE É UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Uma alimentação saudável deve incluir em todas as refeições, alimentos quantitativamente suficientes e qualitativamente completos para que cada indivíduo possa obter todos os nutrientes necessários à saúde e qualidade de vida. Sendo assim, uma refeição completa deve conter todos os nutrientes responsáveis por realizarem todas as funções do nosso corpo e garantir nosso bem estar, ajudando a prevenir doenças.

COMO DEVE SER O NOSSO PRATO

Numa refeição completa não podem faltar os carboidratos, as proteínas, os lipídios (gorduras), as vitaminas e os sais minerais.
As proteínas são alimentos construtores das nossas células e estão presentes na em grande parte em carnes e leguminosas, como feijão, soja, etc. e também nos leites, queijos e iogurtes.
Os alimentos que fornecem nossa energia diária vêm dos carboidratos, um macronutriente encontrado nos pães, nas massas, no arroz e em preparações feitas com grãos, como as farinhas.
A gordura também é benéfica ao nosso corpo e precisa ser consumida diariamente em pequenas quantidades. Boa parte das gorduras que consumimos deve ser de boa qualidade como a encontrada nos óleos e azeites, frutas oleaginosas, etc. A gordura saturada deve ser consumida com moderação para evitar problemas de saúde futuros como dislipidemias e problemas cardiovasculares.
As vitaminas e os sais minerais presentes nas frutas, legumes e verduras, são os alimentos reguladores do nosso corpo e participam de diversas funções no metabolismo.
Portanto, procure fazer escolhas mais saudáveis no seu dia a dia e coloque cada um destes alimentos no seu prato e tenha uma refeição completa e balanceada. Lembre-se que é importante consumir preparações grelhadas, assadas, cozidas ou no vapor. Fique longe das frituras e das carnes gordurosas e da maior parte dos alimentos industrializados e muito condimentados, pois contém grandes quantidades de sódio. Faça três refeições principais e mais dois lanches intermediários. Não fique mais do que 3 horas sem se alimentar e tome pelo menos oito copos de água por dia no intervalo das refeições.

DICAS IMPORTANTES PARA SUA SAÚDE

1. Sempre que possível escreva o que comeu durante o dia, assim ficará mais fácil de visualizar o que está consumindo e evitar certos abusos.
2. Diga não aos doces. Prefira frutas de sobremesa ou nos lanches. As frutas secas também são ótimas para o consumo durante os lanches e fáceis de carregar.
3. Inicie a refeição com uma salada verde mista e depois consuma os outros alimentos quentes. Use temperos naturais e fique longe dos molhos a base de maionese.
4. Não pule o café da manhã, ou qualquer outra refeição, pois você evitará ficar beliscando fora de hora.
5. Tome um bom café da manhã. Consuma cereais integrais, leite desnatado ou queijos magros, frutas e pães integrais. Seu dia será muito melhor se sua primeira refeição for adequada.
6. Consuma o maior número de alimentos integrais, troque o pão branco pelo integral, o arroz polido pelo integral, o macarrão comum pelo integral e assim por diante. Estes alimentos são ricos em fibras e minerais, além de saciarem por muito mais tempo, mantém a glicemia estável, sem picos altos.
7. Troque ou refrigerante por água de côco, suco de fruta natural ou suco de tomate.
8. Habitue-se a tomar água. Sempre que possível leve uma garrafa com você e assim que esvaziar encha-a novamente.
9. Se tiver de comer fora de casa, procure um restaurante que tenha opções de carnes grelhadas, saladas variadas, ou mesmo uma massa. Peça o molho à bolonhesa ou ao sugo e não exagere no queijo parmesão. Dispense o couvert.
10. Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
11. Consuma peixes sempre que possível. Os peixes de água salgada contêm gorduras benéficas que protegem o sistema cardiovascular.
12. Leia sempre os rótulos dos alimentos e verifique os ingredientes. Prefira os que tenham percentual de gordura reduzido.
12.  Sempre que possível pratique exercícios físicos.

Alimentar-se de maneira correta pode prevenir e tratar algumas doenças. Sempre que tiver dúvidas procure um profissional da área da saúde. Faça exames periódicos e mantenha hábitos saudáveis, evitando bebidas alcoólicas, respeitando as horas de sono e realizando uma atividade física.