quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

VERÃO: DICAS DE UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA NA PRAIA


 Com a chegada do verão, muitas pessoas costumam passar as férias ou os fins de semana na praia para descansar do trabalho e refrescar-se nos dias quentes que a estação proporciona.
No inverno, com as temperaturas baixas necessitamos ingerir alimentos muito mais calóricos para suprir nossa necessidade energética. Porém, no verão nosso metabolismo basal diminui e com isso gastamos menos energia e necessitamos de alimentos mais leves e refrescantes. Sendo assim, necessitamos adequar nossa alimentação e manter a qualidade das nossas refeições, principalmente se estivermos na praia.
Os alimentos que mais combinam com a estação são as frutas, as verduras, principalmente as saladas verdes, os legumes crus, assados ou no vapor, os cereais integrais e as carnes magras. Veja  a seguir algumas dicas sobre os  alimentos que são indicados para o consumo e aqueles que devem ser evitados.

COMO PREVENIR-SE DE UMA INTOXICAÇÃO ALIMENTAR.
Existem várias opções de alimentos disponíveis na praia, no entanto, é importante ficar atento as características dos produtos, como cor, odor, textura e aparência. Nesta época do ano, o calor intenso propicia a proliferação das bactérias, o que torna o alimento impróprio para o consumo. Quando menos o alimento for manipulado e estiver armazenado em condições adequadas, menor será o risco de contrair uma intoxicação alimentar.
Procure escolher estabelecimentos fixos e locais de venda de alimentos onde as condições de higiene sejam adequadas e limpas, sem alimentos expostos e com manipuladores asseados, com roupas limpas, unhas curtas, cabelos presos ou protegidos, além de local para higienização das mãos. Nesta época existem muitos ambulantes e pontos móveis que comercializam alimentos sem muito critério higiênico sanitário, o que significa alimentos muito mais suscetíveis a contaminação. Um alimento contaminado pode causar sintomas como vômito, cólicas abdominais, diarréia, cefaléia e até febre, devido à presença de bactérias como Staphylococcus aureus e Clostridium perfringens.

SUGESTÃO DE ALIMENTOS QUE PODEM SER CONSUMIDOS
Os alimentos mais indicados para consumo na praia são as preparações grelhadas, cozidas e assadas de carnes, peixes e frango. Se optar por peixes, prefira os grelhados ou assados comercializados em restaurantes e acompanhados de legumes cozidos e arroz. Frutas ou doces a base de frutas como: sorvetes de frutas no palito, frozen iogurte, compotas geladas de frutas, saladas de frutas, flans de frutas etc. são as sobremesas mais refrescantes são as melhores opções para o verão.
O milho verde é uma boa opção de consumo na praia, pois é uma fonte alimentar nutritiva, mas deixe de lado a manteiga e não adicione mais sal. Levar frutas higienizadas e bem embaladas para o consumo durante o dia também é uma excelente opção, ou se preferir compre frutas secas, pois são muito nutritivas e fáceis de transportar. Vale ressaltar que os alimentos industrializados, como picolés de frutas, açaí com granola, biscoitos integrais, barra de cereais, e sucos são ótimos alimentos para consumir durante o dia para repor as energias na hora do lanche. Se optar por lanches naturais, apenas consuma se estiverem bem armazenados ou de local de procedência segura, sem maionese ou molhos. Alimentar-se a cada 3 horas é muito importante para manter o metabolismo ativo e a glicemia (açúcar no sangue) estável. Faça refeições pequenas ao longo do dia e evite ficar com a sensação de peso no estomago.

COMO HIDRATAR SEU CORPO DE MANEIRA CORRETA
É extremamente importante hidratar-se constantemente na praia, pois com o calor transpiramos muito mais e a exposição ao sol e os exercícios físicos aumentam a temperatura corporal levando o nosso corpo a desidratar-se mais rapidamente. A água de coco é uma ótima opção de ingestão líquida, uma vez que a água predomina em sua composição e é uma bebida de baixa caloria. Além disso, a água de coco contém importantes nutrientes que auxiliam na hidratação adequada, e reidratam o corpo em casos de desidratação. Prefira os sucos de frutas naturais ao invés de refrigerantes, além de serem refrescantes são nutritivos e mais saudáveis. Peça que sejam preparados com água industrializada (garrafa) e não da torneira como de costume. Outra opção bastante interessante é o mate gelado, que possui propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, substâncias produzidas naturalmente pela respiração e produção de energia que afetam negativamente o nosso organismo. E claro que não podemos deixar de beber bastante água, e de preferência industrializada, seja ela com ou sem gás. 

O QUE DEVE SER EVITADO
Evite consumir alimentos muito gordurosos como amendoim, biscoito de polvilho, espetinhos de camarão, molhos, acarajé, pastel, doces e sorvetes, leite e derivados, principalmente maionese e também as frituras em geral, pois além de serem bastante calóricos, são alimentos com maior suscetibilidade a contaminação e dificultam a digestão. Não é necessário abrir mão de todos os alimentos, e sim consumir com moderação, prestando atenção a forma de preparo, manipulação e conservação. se possível, procure fazer a maior parte das refeições em casa ou em restaurantes que ofereçam alimentos de qualidade e faça escolhas saudáveis e mais nutritivas.

DICA DO VERÃO
 Os sucos de frutas dão energia e “limpam” o nosso organismo, além de fornecerem vitaminas e sais minerais, são refrescantes e excelentes hidratantes para o nosso corpo no verão.

SUCO ENERGÉTICO PARA O VERÃO
(1 dose, com cerca de 230 gramas)

  INGREDIENTES
  •  1 cacho de uvas com os pedúnculos. (100 gramas).
  •  3 kiwis.
  •  1 laranja-pêra.
  •  1 rodela (2,5 cm de espessura) de abacaxi.
  •  1 pedaço pequeno de gengibre.


Modo de preparo

Lave e esterilize bem todos os ingredientes. Processe tudo na centrífuga ou bata no liquidificador. Sirva imediatamente.

BENEFÍCIOS IMPORTANTES
A uva têm alto teor de pectina, fibras solúveis e bioflavónoides (antioxidantes que protegem o organismo dos ataques dos radicais livres). É boa fonte de ferro, potássio e vitamina C. A laranja é rica em vitamina C, Vitaminas do complexo B, bioflavónoides, potássio, zinco, fósforo e frutose. O kiwi é rico em vitamina C e boa fonte de potássio e fibras. O abacaxi é uma fantástica fonte de minerais, tais como potássio, sódio, fósforo, sódio, magnésio, enxofre, cálcio e ferro. É rico em vitamina C, pró vitamina A, tiamina e B6. O gengibre tem ação desintoxicante, bactericida e é bastante eficiente nos tratamentos contra resfriados, tosses e gripes, além de ser bastante refrescante.