segunda-feira, 27 de junho de 2011

OS BENEFÍCIOS DAS CORES DOS ALIMENTOS NA SUA SAÚDE

Foto de Rodolfo Barreto


A nutrição na idade adulta tem um papel importante na manutenção do bem estar e principalmente na prevenção de doenças. Uma dieta balanceada é uma ferramenta que ajuda a promover saúde e pode impedir o desenvolvimento de algumas doenças como câncer, envelhecimento precoce, arteriosclerose, mal Parkinson, acidente vascular cerebral (AVC), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doença de Alzheimer, entre outras doenças crônicas, como o diabetes mellitus.
As células do nosso corpo necessitam do oxigênio para converter o alimento em energia, e o uso do oxigênio libera radicais livres, substâncias altamente instáveis que causam danos as nossas células e acarretam doenças. Os radicais livres também podem ser produzidos quando estamos expostos a fatores externos como sedentarismo, estresse, poluição ambiental, cigarro, álcool, radiação, alta ingestão de gordura saturada, etc.

Nutrição Defensiva
Existem alguns alimentos que contêm substâncias capazes de anular a ação destes radicais livres. Os antioxidantes protegem as células do nosso organismo, impedindo a oxidação celular, prevenindo e reparando nossas células. Estes compostos são encontrados principalmente nos vegetais e classificados como vitaminas, minerais, enzimas, pigmentos naturais, entre outras substâncias que chamamos de anti-radicais livres. Os antioxidantes mais conhecidos são a vitamina C, vitamina E, betacarotenoflavonóides, selênio, isoflavonas,  zinco, licopeno,  cobre,  compostos fenólicos, entre outros.
Uma alimentação rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas (feijões), cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres e um sistema imunológico fortalecido. Um prato de comida bastante variado e bem colorido significa uma alimentação com boas fontes de antioxidantes e muito mais saúde.

As Cores da Saúde
As cores dos alimentos trazem diferentes pigmentos importantes para a saúde, como por exemplo, podemos citar a cor alaranjada, onde temos a presença do betacaroteno, e da cor avermelhada, presença do licopeno, sendo que ambos possuem propriedades antioxidantes.  Alguns estudos sugerem que podemos dividir os alimentos em grupos de cores diferentes, sendo estes: branco, alaranjado, avermelhado, verde, roxo/preto e marrom/ bege.

O que as cores podem fazer pela sua saúde?

Branco:
Nesta coloração encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos. Principais fontes: Aipim, aipo, alho, banana, batata branca, cebola, cogumelo, couve-flor, nabo, pêra, pinhão, etc.

Alaranjado
O tom amarelo ou alaranjado vem do betacaroteno. Também são ricos em vitamina C e vitamina A, fundamentais para a proteção das células. O betacaroteno pode ajudar a p
revenir o câncer de próstata e de mama, doenças respiratórias e ainda auxiliar a proteger a pele dos raios ultravioletas. Principais Fontes: Abóbora, damasco, cenoura, mamão, manga, milho, laranja, etc.

Verde
O pigmento que define a cor deste grupo de alimentos é a clorofila, considerada um possível energético celular. Os vegetais de cor verde aumentam a oxigenação das células e melhoram o metabolismo da energia. São ricos em minerais e vitaminas importantes, promovem o crescimento, ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos, além de fortalecer osso e dentes. Principais Fontes: Abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, salsa, agrião, pimentão verde, brócolis, chicória, vagem, couve, kiwi, ervilha, espinafre, limão, pepino, rúcula, escarola, manjericão.

Vermelho
O licopeno é a substância que dá a cor avermelhada aos alimentos como o tomate, a goiaba, a melancia, etc. O licopeno é 2 vezes mais poderoso do que o betacaroteno na destruição de radicais livres. Fortalece olhos e pele, bom para o coração e para a memória e também reduz riscos de câncer de próstata, pulmão e estômago. Principais fontes: Beterraba, caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pimentão, pitanga, romã, tomate, etc.

Roxo (Azulado) ou Preto
Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento (antioxidante) ligado à presença da vitamina B1 (niacina). E é justamente a vitamina B1 o elemento essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia. Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Ajuda na prevenção de doenças cardíacas. Principais Fontes: Alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão-preto, figo, jabuticaba, uva, repolho roxo, etc.

Marrom (bege)
Além das fibras, os alimentos deste grupo fornecem uma grande diversidade de vitaminas, minerais e antioxidantes fundamentais para o equilíbrio e regulação do organismo como um todo. Principais fontes: Arroz integral, aveia integral, centeio, cevada, grão-de-bico, feijão, lentilha, pão integral, soja, tamarindo, trigo.

Varie bastante sua alimentação para obter o maior número de benefícios para a sua saúde. Não tome suplementos sem o conhecimento do seu médico e na dúvida consulte sempre um profissional da área da saúde. O alimento ainda é a melhor forma de prevenção e manutenção do bem estar e da qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário